Alojamento Godaddy

Depois de escolher e registar um domínio você precisa de escolher um provedor de alojamento para o seu site. A empresa de alojamento de sites que eu recomendo é a Hostgator apesar da Godaddy ser uma alternativa.O Godaddy é a minha recomendação para registar domínios, mas para o alojamento de sites não é a melhor empresa. O GoDaddy não utiliza o cPanel e têm um painel de administração criado por eles. Apesar de ser fácil de utilizar existem 2 painéis de controlo para modificar o perfil do utilizador e é confuso saber qual deve usar em cada situação.

Como o GoDaddy não têm o cPanel e o Fantastico é preciso fazer a instalação manual do WordPress ou do Joomla. Para os utilizadores que criam o seu primeiro site isto é uma chatisse pois é um processo técnico e que demora tempo a aprender. É preciso criar a base de dados manualmente, fazer o upload dos ficheiros por FTP, instalar o script, ligar a base de dados, etc. É uma vantagem aprender a fazer estas coisas mas vai demorar mais tempo. A mais prático é encontrar uma empresa de alojamento que tenha o cPanel e o Fantastico para simplificar e poupar tempo.

Eu recomendo utilizar uma companhia de alojamento com cPanel e Fantastico que é a plataforma de eleição de muitos webmasters. O cPanel e o Fantastico permitem duas coisas importantes:

  • Gerir o site com facilidade. O cPanel têm um interface muito fácil de utilizar que permite ver as estatisticas dos visitantes, gerir as contas de email, criar subdominios, etc.
  • Instalar o WordPress, Joomla e dezenas de outros scripts com a maior rapidez e facilidade. O cPanel inclui o Fantastico, que permite instalar scripts de uma forma simples e rápida.

O cPanel é fácil e intuitivo de utilizar e qualquer pessoa pode aprender em cerca de uma hora. A maioria dos serviços de alojamento utilizam o cPanel dá mais facilidades para mudar o seu site de um servidor para outro.

Vantagens do Alojamento Godaddy

O alojamento Godaddy têm a vantagem de ter um bom preço e algumas pessoas preferem o alojamento desta empresa porque registam o seu domínio nesse site e ficam com o alojamento e o domínio na mesma empresa. Isso pode simplificar um pouco as coisas e pode ter um preço mais baixo, mas não é o que eu recomendo.

Desvantagens do Alojamento Godaddy

As maiores desvantagens do alojamento Godaddy são as seguintes:

  • Não tem cPanel e Fantastico.
  • Os servidores de alojamento Godaddy têm muitas limitações e dão problemas com vários scripts.
  • O painel de administração é MUITO lento e confuso.
  • A criação de bases de dados é mais lenta quando comparada com o cPanel. Quando se cria um base de dados MySQL no GoDaddy (necessária para o WordPress, Joomla, etc) é preciso esperar 5 a 10 minutos até a base de dados ser criada.
  • Mais dificil instalar o WordPress, Joomla e outros scripts por não ter o Fantastico e o cPanel.

Dito isto, se você quer mais do que um domínio é melhor ter o hosting no Hostgator do que na Godaddy.

Algumas opiniões de outras pessoas:

“Esquece o Godaddy, escolhe a Hostgator. O suporte é melhore, os servidores são mais rápidos e tens menos chatisses por causa das limitações do sistema deles.”

“Faz uma procura em fóruns ingleses e dá para ver que muitas pessoas não gostam do serviço de alojamento da Godaddy.”

“Os servidores da Godaddy têm tantas limitações que os tornam dificeis de utilizar. Não dá para instalar certos scripts, algumas funções não funcionam… é só chatisses.”

“Alguns scripts e based de dados pesadas não funcionam no Godaddy. É melhor falar com o suporte antes de comprar.”

“O Godaddy é bom para ter dominios e o Hosgator é bom para alojamento.”

Para saber mais sobre a Hostgator e sobre alojamento de sites pode visitar os outros artigos sobre o assunto.

Hey! Gostas do Site? Então carrega no botão "Like"!

3 Comentários até agora... Deixe a sua opinião:

  1. Rafael Rend says:

    Concordo plenamente. A Godaddy é um LIXO!.

    Estou tendo problemas com meu ftp já tem dois dias. Coneto em qualquer servidor, menos no servidor deles. A única mensagem que consegui do suporte deles foi uma resposta automática como seu eu fosse um usuário burro que não soubesse nem configurar um cliente ftp.

    Vou cancelar essa bosta e procurar um serviço de hospedagem que me respeite como cliente.

    Viados da Godaddy, se eles fossem uma empresa brasileira eu enfiaria procon no rabo deles porque é o que merecem.

    Não caiam na mesma besteira que eu. Passem longe do Godaddy. Totalmente LIXO!

    • Felipe says:

      Rafael estou tendo o mesmo problema, configurei minha VPS mas o FTP não funciona nem a pau. Descobriu qual o problema?

      Como meu sistema é em ASP rodei uma VPS Windows para fazer meus testes, porem nem o FTP nem URL Rewrite estão funcionando direito.

  2. Valio Informatica says:

    Hummm desculpe pessoal, mas eu uso os serviços da Godaddy a quase 10 anos. Acho que até mais, usava apenas dominios, mas este ano estava eu buscando um VPS então arrisquei a Godaddy, sim eles tem Cpanel sim, e outra coisa… dos scripts não funcionarem, é devido a configuração padrão da instalação do Cpanel. Em muitos casos não estão pré configuradas algumas extensões do php, como as bibliotecas GD. O Fantastico funciona perfeitamente… o atendimento é super atencioso, mas eles pecam em uma coisa apenas, se você não souber gerenciar seu VPS com o WHM cpanel, escolha o Plesk, porque não existe serviços pagos de suporte para Cpanel até o momento. Apenas para o Plesk. Portanto Cpanel e Godaddy não é recomendado para quem não possui muito conhecimento técnico.