Como Criar um Blog

Criar um blog nunca foi tão fácil e tão barato como agora. Na lingua portuguesa o blogging ainda está na sua infância e é a altura certa para criar um blog para ganhar dinheiro ou para motivos de marketing pessoal.

Existem várias opções que pode tomar na hora de criar um blog, pode criar um blog com o seu próprio domínio e alojamento, pode comprar o seu domínio e utilizar alojamento grátis ou pode criar um blog grátis sem pagar um tostão!Eu recomendo sempre registar o seu próprio domínio. Registar um domínio têm vantagens de branding e você têm o controlo total do seu endereço na internet. Se publicar o seu blog sem domínio e de forma grátis no Blogspot ou no WordPress.com nunca têm a garantia do seu blog ficar online. As contas do Blogspot e do WordPress podem também ser banidas quando alguém faz uma queixa do seu blog. Eu prefiro registar um domínio sobre o qual tenho o controlo total.

Ter o controlo do seu espaço na internet é importante por várias razões e a mais importante é no caso do blog render bom dinheiro existe o risco de ficar sem o blog por uma razão ou outra. Ao registar um domínio seu não têm esses problemas por um preço de 5€ por ano.

Se você não quer gastar muito dinheiro pode registar só o domínio e procurar por servidores de alojamento grátis. Eu não tenho experiência com esses serviços mas sei que a GoDaddy têm um serviço desses e a única desvantagem é que têm alguns anúncios no topo da página.

Para criar um blog com aspecto profissional basta registar um domínio, escolher o alojamento de sites e instalar uma plataforma de blogging como o WordPress, Blogger ou outra da sua escolha. O ComoFazerUmSite.net funciona com o WordPress e é a minha plataforma de eleição para blogs e sites de conteúdo. O WordPress pode ser utilizado com muita versatilidade e permite ser utilizado como um Content Management System (CMS).

Sistema de Gestão de Conteúdo ou Plataforma de Blogging

Existem várias plataformas de blogging sendo as principais o WordPress, Blogger e o Typepad. Eu vou falar sobre a utilização do WordPress.

Para saber mais sobre a instalação e configuração do WordPress pode ver a categoria que tenho dedicada ao assunto. Vai ver guias passo a passo para instalar o WordPress e configurar o WordPress. A instalação é rápida e simples se tiver hospedagem de sites com Fantástico, não precisa de saber nada de html, php ou de MySQL, basta preencher os campos como explicado no artigo de cPanel e Fantastico.

Pode também ler artigos sobre optimização de SEO, criar um sitemap automático, procurar e instalar temas de WordPress, etc. Isto tudo é feito com plugins para WordPress, que permitem aumentar as funcionalidades e capacidades da plataforma de blogging. O WordPress é bastante simples de utilizar e pode editar o seu site a partir de qualquer computador com um interface intuitivo; quem sabe utilizar o Microsoft Word aprende a mexer no WordPress num instante.

Pode adicionar dezenas de funcionalidades ao WordPress através de plugins, desde os sitemaps referidos acima a mapas do Google integrados no site, formulários de contacto, etc.

O aspecto visual do WordPress pode ser modificado através da utilização de temas para WordPress que pode encontrar grátis na internet. Existem também templates pagos mas existe uma escolha tão grande de templates grátis que dá para todos os gostos. Veja a secção de Temas WordPress em Português para fazer o download grátis de temas.

Como Criar um Blog Grátis

Se você não quer investir dinheiro num domínio em em alojamento de sites então pode criar um blog grátis sem problemas. As plataformas de blogging grátis mais conhecidas são o Blogger (blogspot.com), WordPress.com e os Blogs do Sapo.

Basta escolher um site e abrir uma conta num deles e já está a andar!

Hey! Gostas do Site? Então carrega no botão "Like"!

13 Comentários até agora... Deixe a sua opinião:

  1. Hulian says:

    As dicas são muito boas. Parabéns!

  2. Ana says:

    As dicas sao interesantes, parabens.

  3. Fernando says:

    Poxa, bem legal o artigo! Eu uso uma empresa de hospedagem para meu blog, eu não curti muito não os gratuitos, cheguei a perder meu domínio com as gratuitas! Aí contratei a inter.net como hosting, tem varios aplicativos para blogs e tal.

  4. Ana Carolynee says:

    Eu quero criar um site de moda pra deixar as pessoas mais antenadas sobre moda.

  5. Lisa says:

    Eu adorei!

  6. Lisa says:

    Tem alguem ai para falar comigo?

  7. Freitas says:

    Essas dicas são ótimas para quem está começando. Desejo bastante sucesso!

  8. Tato says:

    Gostei desse post! A melhor plataforma grátis na minha opnião é o wordpress.com. A principal diferença dessa plataforma gratuita com a paga que é WordPress.org é o plugin. Obrigado pelas dicas! Abração!

  9. Kanye Alvin says:

    Legal, adorei as dicas.

  10. Wellingon says:

    Poxa, bem legal o artigo! Eu uso uma empresa de hospedagem para meu blog, eu não curti muito não os gratuitos, cheguei a perder meu domínio com as gratuitas! Aí contratei a inter.net como hosting, tem vários aplicativos para blogs e tal.

  11. Marlene Teixeira says:

    Obrigado pelas dicas, de grande importância.

  12. Maicon says:

    Parabéns pelo artigo, ótimas dicas para quem esta começando.