Como Criar um Site

Graças à tecnologia de hoje em dia qualquer pessoa que tenha conhecimentos básicos de informática consegue criar um site como este com a ajuda da informação disponível nestes artigos.

Se você quer criar um site para a sua pequena ou média empresa, deseja criar um site pessoal ou quer criar umblog com aspecto profissional… chegou ao lugar certo!

Os três passos para criar um site são os seguintes:

  • Escolher e registar um domínio
  • Escolher o servidor de alojamento
  • Construir o site e inserir os conteúdos.

Pode parecer complicado mas não se preocupe! Eu vou explicar tudo e vou dar instruções para que você possa construir um site com aspectoprofissional sem ter conhecimentos avançados de informática! Não precisa de saber html, php e não precisa de instalar bases de dados!

Escolher o Nome e Registar o Domínio

O nome do domínio é o endereço do seu site, por exemplo: comocriarumsite.net. Registar um domínio custa cerca entre 5 e 10€ por ano e pode registar o seu domínio em diferentes empresas.

Escolher o domínio é muito importante e você não se deve precipitar! Escolha com calma e veja todas as suas opções. Veja o artigo que escrevi sobre como escolher um domínio.

A empresa que eu recomendo para registar domínios é a Godaddy. Eles tem os melhores preços e nunca tive problemas com eles.

As empresas portuguesas ou brasileiras também permitem registar domínios mas os seus preços são sempre mais elevados. A Godaddy tem sempre os preços melhores.

Muitas pessoas querem saber como criar um site grátis, eu não recomendo sites grátis pois você não tem um domínio e não tem a garantia que o seu site fique online. Não tem liberdade total para escrever o que quer.

Servidor de Alojamento

O seu site precisa de um servidor de alojamento, é onde o site vai estar disponivel 24 horas por dia para os seus visitantes. O domínio comofazerumsite.net aponta para o servidor onde estão as páginas e desta forma você está a ver este site no seu computador.

A empresa de alojamento do seu site também lhe dá várias ferramentas e facilidades para criar o seu site.

Para saber mais sobre o alojamento e hospedagem de sites leia o artigo dedicado ao assunto. Aqui está explicado em detalhe o que você deve procurar numa empresa de alojamento e quais as melhores opções.

Construir o Site

As empresas de alojamento oferecem várias ferramentas para fazer sites sem ter de comprar software para isso.

Existem vários programas para criar sites como o Dreamweaver, CoffeCup, Frontpage, etc. Eu acho isso muito complicado e utilizo o WordPress pela sua versatilidade e simplicidade. É fácil fazer sites com o WordPress e fica mais barato pois é uma plataforma grátis e flexível. O WordPress é um software grátis que permite criar sites sem as complicações do upload por FTP e sem ter de saber HTML. Este site também foi feito com o WordPress.

Fazer um site está ao alcance de todos!

Como vê é simples e rápido fazer um site com aspecto profissional por pouco dinheiro. Se é a primeira vez que cria um site não se preocupe, estes artigos foram feitos especialmente para si, com dicas passo a passo evideos para mostrar tudo.

Hey! Gostas do Site? Então carrega no botão "Like"!

7 Comentários até agora... Deixe a sua opinião:

  1. Iurf says:

    Olá! Não sou propriamente alguem ligado a este mundo dos business blogs, ou “ganhar dinheiro na internet”, mas sigo com alguma curiosidade e atenção este nicho da blogosfera, pois entendo que por aqui se aprende alguma coisa sobre como estar na internet. O meu mundo está ligado às artes oficinais e como é obvio não entendo nada ou muito pouco de markting, seo, etc…

    Mas parece me que com este seu post conseguiu explicar bem esse serviço da Aweber. No entanto fiquei sem saber o custo do serviço…

    Segundo ponto… Você fala ai que foi com a plataforma wordpress que construiu este “site”… Mas isto nao é um blog? Pelo menos a sua estrutura (template), assim o indicam.

    O aspecto de um site ao que julgo saber é um pouco diferente. Digo eu.

    Como é que com uma plataforma como wordpress, ao que julgo saber vocacionada para os blogs, se podem construir sites? Isto nao é uma critica, mas uma pergunta. Como atrás disse, esta não é a minha área.

    Desejo continuação de sucesso com este seu trabalho.

    Cumprimentos

  2. William says:

    Parabéns, excelente post!

  3. Renato Pereira says:

    Meus caros! Há 2 opções, uma para criar um site e outra um blog, mas a primeira é melhor que segunda por condições especificas nos conteúdos. O problema é obrigado a pagar anualmente ao servidor de alojamento para “Como criar um site”, o que é insuportável pagar em toda a vida, mesmo podendo aumentar o preço. Mais vale pagar de vez do que anualmente, pois isso é importante para haver o melhor alargamento na internet internacional.

  4. Tânia Peixoto says:

    Este artigo é excelente!! Explica de um forma simples de como criar um site! Vou seguir sempre este site! Parabéns!

  5. Jucelia says:

    Quero esse site!

  6. Anderson Macieira says:

    Excelente material! Realmente criar um site atualmente se tornou uma tarefa acessível a qualquer pessoa.

  7. Juliano Maltese says:

    Parabéns, conteúdo de grande valor!!