cPanel e Fantastico

Gerir e ter um site já foi difícil mas esses tempos já passaram. Isso mudou e hospedar um site é muito mais fácil porque o cPanel se tornou tão popular. Os servidores de alojamento com cPanel oferecem um ambiente gráfico onde você pode aceder e modificar todas as opções do seu site, tornando tudo mais simples.

Nada de inserir comandos que parecem chinês ou de programar scripts. Se você não têm experiência com web hosting o cPanel vai permitir você instalar e criar o seu próprio site.

O cPanel também vem com o Fantastico que permite instalar dezenas de scripts através do ambiente gráfico. A forma clássica de fazer isso é através do upload por FTP, seguir instruções, criar bases de dados, etc…

O Fantastico é fantástico!

O Fantastico é um addon do cPanel que permite instalar scripts com facilidade. Você não precisa de saber nada de bases de dados MySQL, correr scripts de instalação ou fazer upload de ficheiros por FTP. O Fantastico trata de isso tudo de forma automática e permite poupar tempo e paciência.

O Fantastico suporta mais de 100 scripts com diferentes funções. Se você quer criar um site com um CMS (Content Management System) como o Drupal ou o Joomla, pode utilizar o Fantastico. Se você quiser instalar o WordPress também pode.

O Fantastico não serve só para instalar websites, serve também para os complementar – você pode instalar um forum de discussão ou uma central de atendimento ao cliente.

Aqui estão 2 print screens, um do cPanel e outro do Fantastico.

cPanel

Fantastico

É difícil de usar?

Com estas ferramentas você pode criar um site sem ter de saber os detalhes técnicos. O Fantastico faz o upload do script, cria as bases de dados MySQL necessárias e instala o script… você só precisa de inserir o título, nomes e passwords. Tudo o que precisa de fazer é seleccionar o que você quer instalar e preencher alguns campos; o resto é feito automaticamente.

Todas as contas com cPanel tem o Fantastico?

Nem todas as contas de alojamento com cPanel têm Fantastico por isso tome isso em atenção antes de escolher o seu alojamento. As maioria das empresas de alojamento que recomendo neste site têm os dois, pois acho que é essencial ter estas facilidades.

Criar um site é simples!

Criar um site com aspecto profissional está ao alcance de quase toda a gente. Se você têm conhecimentos básicos de informática você consegue criar um site como este. Para ver o cPanel e o Fantastico ao vivo pode ver o demo aqui!

Hey! Gostas do Site? Então carrega no botão "Like"!

8 Comentários até agora... Deixe a sua opinião:

  1. Rodrigo MC says:

    Propaganda enganosa essa informação desse site!
    Estou com um site feito no cPanel por um programador sem futuro, então peguei para editar o site e deparei com esse cPanel do inferno. Não há como mexer nesse lixo de cPanel, tudo é complexo e até quem mexe com sites diz que só programador sabe lidar com esse sistema.
    A informação aqui neste site diz que não precisa saber de detalhes técnicos e que se você tiver conhecimento básico conseguirá mexer com o cPanel, mas é a maior mentira do mundo! Se você não for programador, JAMAIS conseguirá mexer num só arquivo desse sistema do inferno.
    Frustrante essa informação aqui do “comofazerumsite/cpanel-e-fantastico/

    • Criar Site says:

      Eu não sou programador e fiz este site 🙂

    • Marcos dos Anjos says:

      Também não sou programador, aliás, não manjo absolutamente nada de PHP, só tenho uma base de HTML e já criei um site usando o cPanel com o Fantastico sem problema nenhum.
      Muito fácil.

    • Thaísa says:

      Não conseguiu porque é burro! Eu NUNCA li um tutorial, nem nunca tive experiência antes e consegui criar não um só, VÁRIOS sites com o cPanel e Fantastico.

    • Andre says:

      Acho que nem ler você sabe!

      Ele se refere ao Fantastico pela facilidade de lidar com atuaizações e não ao cPanel.

  2. Norberto Soares says:

    Eu também não sou programador e faço sites com muitos programas mas nunca usei esse cPanel, uso o Dreamweaver. Não é dificil, basta saber o que se pretende fazer, mas também aposto que este cPanel não deve ser muito dificil!

  3. Chris says:

    Para ser honesto, também odiei o cpanel, se soubesse o que sei hoje nunca compraria um alojamento com o cPanel. É pouco intuitivo, tem poucas opções de escolha. ODIEI.

  4. Luis says:

    Putz, as pessoas nao se interessam em aprender depois ficam reclamando, Rodrigo eu fiz mais de 20 sites mesmo sem saber nada de programação. Não aprendi aqui porque não conhecia este site, mas todas as informaçoes que achei aqui estao absolutamente corretas. O problema destes “Jucas” que ficam reclamando é não ler direito os posts que ensinam e depois ficarem reclamando e falando M****.