Email Marketing

O email marketing é uma das melhores formas para ganhar dinheiro e para manter o contacto com os seus potenciais clientes e clientes. Se você têm um site você sabe é difícil vender à primeira. Graças ao email marketing você têm a possibilidade de falar 2, 5, ou 20 vezes com o mesmo potencial cliente.

Pode apresentar o seu produto ou as suas propostas de várias formas diferentes até fazer o “click” e o cliente tomar a decisão de comprar o seu produto.

Um vendedor de sucesso sabe que é preciso saber apresentar bem o produto e fazer algumas chamadas nos dias seguintes à apresentação… antes que o futuro cliente arrefeça. O email marketing é a chamada telefónica dointernet marketing. Aquela chamada à atenção que você faz ao cliente para perguntar se ele já tomou a sua decisão depois de ele pensar no assunto.

Muitas vezes as pessoas querem comprar o seu produto mas por preguiça não pegam no telefone, adiam a compra ou vão para aconcorrência porque estão mais perto ou têm um preço um pouco mais baixo.

Com o email marketing você pode automatizar tudo:

  • Mandar mensagens personalizadas em intervalos de tempo pré-definidos para criar interesse nas suas ofertas
  • Fazer um mailing de promoções especiais a todos os seus contactos
  • Criar um relacionamento entre você e o cliente

Como começar com o Email Marketing

Existem diferentes opções para o email marketing, mas só uma é recomendada:

Aweber ou Getresponse

Estas empresas tratam de toda a parte técnica e têm ferramentas para você criar os formulários de captura de emails. A Aweber e a Getresponse tem as seguintes vantagens:

  • Melhores taxas de entrega de emails porque respeitam todas as regras e leis que contra spam. Você não precisa de pensar na parte técnica e nunca tem de resolver problemas técnicos.
  • Estatísticas avançadas que permitem analisar o perfil dos seus subscritores.
  • Segmentação de emails. Você pode mandar um email diferente a todos os subscritores que não abriram uma determinada mensagem. Muito poderoso.
  • Criação de formulários e split testing dos mesmos para conseguir o maior número de subscritores.

Com a Aweber e a Getresponse você respeita automáticamente todas as leis e evita os problemas de ser classificado como spammer e as taxas de entrega são sempre superiores a 99%.

Alternativas? Nem por isso…

Existem algumas alternativas à Aweber ou Getresponse. O software até pode ter bom aspecto (scripts ou programas) mas a taxa de entrega é muito baixa. Os emails são bloqueados automaticamente por enviar em grande quantidade e basta alguns contactos classificarem os emails como spam para todos os seus emails irem parar ao lixo electrónico.

A maioria mensagens enviadas com estes programas nem chegam ao destinatário e você nem sabe disso.

Eu já ouvi histórias de terror de pessoas que mandaram newsletters assim. Mandam a partir do seu próprio domínio e depois o ISP suspende a conta porque alguém não se lembra que pediu a sua newsletter e fez queixa que era spam.

Scripts para instalar no seu servidor

Existem vários scripts de autoresponders que você pode instalar no seu servidor mas acabam por não valer a pena. Eu já experimentei o PHPList, o Interspire SendStudio e o ResponderBuddy. O primeiro é grátis e é péssimo, e os outros dois custaram dinheiro e foi um desperdicio de tempo e dinheiro. A única diferença entre o PHPList e os outros dois era o ambiente gráfico mas a funcionalidade era a mesma: só problemas.

O problema com estes programas é que você têm de enviar os emails a partir do seu próprio domínio e desde o momento que entra numa blacklist está tudo perdido. Os servidores de email tem muitos filtros para bloquear spam e basta algumas pessoas marcarem os seus emails como lixo eletronico para tudo começar a ser bloqueado. Experimentei isso com alguns sites e primeiro não chegava ao Hotmail, depois o Yahoo, Sapo, Uol, Netcabo, etc… Depois de isto acontecer nem consegui enviar emails normais pois todo o domínio estava numa lista negra.

Depois de isto acontecer nem dá para exportar os exportar para a Aweber ou Getresponse pois ainda têm de passar pelo double optin, onde perde 90% dos contactos! Não recomendo!

Programas para enviar emails em massa

Estes programas para enviar mails tem resultados ainda piores do que os scripts porque estas técnicas são muito utilizadas por spammers.

Autoresponder recomendado: Aweber

A Aweber é a empresa mais conhecida para fazer o email marketing e o seu serviço têm todas as funcionalidades que precisa.

É fácil criar os formulários de captura de emails e de os instalar no site e têm muitas funcionalidades que aumentam o retorno financeiro da newsletter. A funcionalidade de mandar mensagens a quem não abriu uma mensagem anterior ajuda você a ganhar centenas de euros com uma mensagem só… Só esta funcionalidade paga a despesa da Aweber por vários meses!

A Aweber organiza os seus subscritores por país para segmentar as ofertas para Portugal ou para o Brasil. Assim você evita chatear os seus subscritores com mensagens que não lhes interessam.

Espero que este artigo seja útil e se tiver alguma pergunta ou dúvida não hesite em deixar um comentário!

Hey! Gostas do Site? Então carrega no botão "Like"!

3 Comentários até agora... Deixe a sua opinião:

  1. Rui says:

    Olá, muito bom artigo de facto andava a procura de um programa que me permitisse enviar os emails em massa e até agora os que tinha encontrado eram de fraca qualidade.
    Creio ter entendido que o próprio Aweber faz a segmentação das ofertas segundo o pais para o qual queremos enviar, parece ser interessante e faz com que possamos dirigir a nossa publicidade para aquele nicho de mercado pretendido.

    Parabéns pelo site.

  2. Gregori Neto says:

    Eu quero criar um site, como?

  3. Elke Wills says:

    Listas com foco em seu nicho são ótimas para prospecção. O que vale é a qualidade e não a quantidade de registros. Se o contato for bem selecionado o sucesso é garantido.