Hospedagem de Sites

O servidor de alojamento é uma das coisas mais importantes do site, por isso leia com atenção para escolher uma boa empresa e um plano adequado às suas necessidades. O servidor de alojamento é onde ficam os ficheiros do seu site, para que depois todos os internautas possam aceder ao seu site 24h por dia.

É importante estar alojado numa empresa com um uptime alto, largura de banda e espaço suficientes e acima de tudo bom suporte rápido e eficiente.

Um dos requisitos essenciais para um bom alojamento de internet é ter cPanel e Fantastico para gerir o site com facilidade.

Algumas pessoas ficam na dúvida entre empresas de alojamento americanas ou portuguesas ou brasileiras. Eu utilizo uma empresa americana pois os preços são melhores e o suporte não falha. A maioria das empresas de alojamento portuguesas e brasileiras têm os seus servidores nos Estados Unidos e têm preços mais elevados.

Preços do Alojamento

Existem vários tipos de contas: alojamento para um site, alojamento para vários sites, alojamento para revenda, servidores VPS, servidores dedicados, etc.

O alojamento para um site fica em menos de $7 ou €4,90 por mês. Normalmente o alojamento é pago anualmente pois dá um desconto. A Hostgator, Bluehost, Dreamhost tem todos um preço de cerca de $6.95 por mês quando compra anualmente – fica em cerca de $84 ou 60€ por ano.

Existem milhares de empresas de alojamento e para mim a HostGator.com é a que eu recomendo. Já estou com sites na HostGator há 4 anos e nunca tive problemas. Eles têm um suporte espetacular (live chat, telefone e email), uptime excelente e o preço é dos melhores do mercado.

Já utilizei empresas de alojamento das quais nem vou dizer os nomes por serem tão más. As piores empresas foram aquelas com os preços mais baixos, que acabam por ter um serviço péssimo. O que estas empresas fazem é meter o dobro dos sites nos seus servidores para terem mais rendimento e reduzir custos. Assim todos os sites ficam lentos, suspendem as contas por excesso de tráfego… apesar de terem vendido um pacote com tráfego “ilimitado”, têm suporte de fraca qualidade e não resolvem os problemas por falta de comunicação ou incompetência técnica. Estas empresas são muitas vezes da Índia ou da Rússia e é difícil de identificar isso através do site.

Por estas razões é boa ideia ter o seu alojamento com uma empresa conhecida e com boa reputação.

Aqui estão algumas coisas que podem acontecer quando você está com uma empresa de má qualidade:

  • O suporte demora 20 horas a responder e em vez de ter o seu problema resolvido, o técnico faz uma pergunta estúpida que já foi respondida na mensagem inicial. Fica à espera de mais 12 ou 24 horas para ter o seu problema resolvido.
  • Sites em baixo… durante 48 horas e o suporte não atende o telefone ou não responde a emails.
  • Sites suspensos por coisas insignificantes. Isto normalmente acontece porque algumas empresas rascas têm demasiados sites nos seus servidores e 3 ou 4 plugins do WordPress são demais!
  • Largura de banda “ilimitada”… e depois o site fica suspenso porque ultrapassou o limite…
  • Ter o site hackeado por chineses ou marroquinos pela segunda vez por causa de servidores mal geridos. Para poupar recursos do sistema algumas empresas de alojamento desligam certos módulos de segurança.
  • Painéis de controlo confusos e que não funcionam.

Estes problemas podem parecer pouco significantes mas quando temos um site de um negócio que serve para angariar clientes, cara hora que ele está em baixo dá grande frustração. Uma empresa de alojamento web competente evita este tipo de situações e caso aconteçam imprevistos estes são resolvidos de forma rápida.

Alojamento Hostgator

A minha recomendação pessoal é o alojamento HostGator pois durante 4 anos nunca me falharam. Ao longo desses anos já instalei muitos sites diferentes, scripts diferentes, etc. O preço da Hostgator é muito bom e a qualidade do serviço a melhor. Os sites estão sempre no ar e o suporte técnico está sempre disponível para quaisquer dúvidas. Para informações sobre a Hostgator e outras empresas de alojamento veja os outros artigos!

Hey! Gostas do Site? Então carrega no botão "Like"!

1 Comentário até agora... Deixe a sua opinião:

  1. Pedro says:

    Obrigado por estas dicas. Eu também já vi alguns sites que prometem muita coisa mas quando faço uma procura por opiniões de outras pessoas encontro por vezes grandes razões de queixa. A Hostgator é uma boa companhia, estou com eles há 6 meses e até agora nunca falharam!