Marketing Pessoal

O marketing pessoal ou o branding pessoal é uma vantagem que você pode ter sobre outros candidatos a um emprego e sobre os seus concorrentes no mercado. Quando o seu nome é pesquisado o que aparece? Qual a imagem que quer transmitir?

Estas são perguntas que deve responder agora e não daqui a 5 anos. A razão é simples: faça o seu branding agora, antes que alguém o faça por si.

As primeiras impressões mudaram com a internet. Na internet a percepção está acima da realidade, isto pode ser uma ameaça ou uma vantagem. Para não perder oportunidades é importante dar uma boa primeira impressão. Pode ser um factor decisivo para um possível emprego, contacto comercial ou um possível amigo ou amiga, etc.

Na internet não existem segundas oportunidades, especialmente com a quantidade (quase) infinita de pessoas e sites existentes.

Você vai ser julgado com base no que acontece na internet em várias situações:

Google: Quando alguém procura o seu nome e carrega no primeiro resultado. A sua primeira impressão depende nesse primeiro site que essa pessoa abre. Você pode preparar-se ao criar uma presença em redes sociais, criar um blog pessoal e conteúdo. Assim você tem algum controlo sobre a primeira impressão que possiveis empregadores ou contactos comerciais tem sobre si. É uma grande oportunidade de causar uma primeira impressão de sucesso.

Facebook: Eu digo sempre que o Facebook faz mais mal do que bem. O pessoal dos recursos humanos utiliza o Facebook (também o Hi5 e o Orkut) para fazer uma análise ao candidato. Criar um branding “profissional” no Facebook não é tão fácil como no LinkedIn. Quando as pessoas fazem uma pesquisa no Facebook, dependendo das suas opções de privacidade, o seu nome e foto podem aparecer. Se a foto que aparece é “suspeita” então pode ficar a perder. O seu perfil do Facebook pode aparecer em primeiro lugar no Google o que quer dizer que essa é a sua primeira impressão.

Blog Pessoal: Algumas pessoas digitam o seu nome com .com no fim, sem utilizar um motor de busca. Foi você que comprou esse domínio? Se você não o comprou isso mostra que não pensa muito na sua marca e que não tem uma grande presença na web. Visite o Godaddy e utilize o nosso código promocional para ter um desconto no domínio. Tente comprar a versão .com e .net. Se não sabe como criar um site ou como criar um blog pode ler os nossos artigos que explicam tudo passo a passo.

Conteúdo Partilhado em Outros Sites: A última adição a estas primeiras impressões são o conteúdo partilhado em redes sociais. Exemplo: você nunca ouviu falar de mim. Alguém partilha um link para um artigo mal escrito que escrevi há 2 anos e visita esse site. Essa seria uma má primeira impressão através de conteúdo partilhado. Você deve fazer um esforço para publicar conteúdo com consistência e qualidade quando para dar uma boa impressão.

Outras Redes Sociais: Já falei do Facebook, mas as pessoas podem procurar por você em redes profissionais como o LinkedIn ou utilizar ferramentas como o Twitter search. Os resultados dessas pesquisas no Google, Bing e Yahoo também criam uma opinião.

É preciso ALGUM controlo…

É difícil ter controlo quando toda a gente partilha o seu conteúdo em quase todo o lado à velocidade de um clique. Mesmo assim você pode ter controlo da sua imagem online, garantindo que a sua primeira impressão é boa e pode capitalizar isso.

O seu objectivo é controlar as primeiras 3 pesquisas pelo seu nome, o que não é difícil tendo um site próprio, uma página de Facebook e de Twitter.

Ter o Seu Marketing Pessoal na Mão…

Existem alguns passos simples que pode tomar para ter o seu branding pessoal nas suas mãos.

O seu Domínio .COM

Como já disse em cima, registe agora o domínio com o seu nome. Você deve instalar pelo menos uma página web para que os motores de busca possam indexar.

Pode pegar no seu CV e criar secções diferentes como: educação, projectos, etc. Recomendo fazer isso com o WordPress. Veja o artigo sobre como instalar o WordPress.

Perfis em Redes Sociais

As redes sociais tem bastante PageRank. Quando cria um perfil e lhe dá um endereço com o seu nome é quase garantido que vai aparecer na primeira página do google um ou dois meses depois. Pode criar um perfil no Facebook, Twitter, Hi5, Orkut, LinkedIn, etc.

Conteúdo

O melhor conteúdo que você pode criar é num blog pessoal. Quando actualizado com frequência vai ter um ranking alto para o seu nome. Você também pode carregar vídeos para os sites como o YouTube ou o Vimeo e pode escrever em outros blogs ou sites.

Imprensa

Quando alguma publicação ou blog escreve alguma coisa sobre você pode ganhar um ranking alto nos motores de busca, especialmente se o seu nome estiver no titulo da história. Isso pode dar muitas visitas e credibilidade.

Optimização de Motores de Busca

Utilize o seu nome como título do seu blog, Facebook e Twitter. Assim os motores de busca sabem quem você é e dão mais prioridade ao seu conteúdo.

O marketing pessoal e o branding pessoal ganham importância ao longo do tempo porque cada vez mais empresas e indivíduos criam uma presença online. Ser dos primeiros a fazer isso pode trazer muitas vantagens a nível profissional e perder este comboio pode trazer algumas consequências! Você é que têm de decidir e tomar acção!

Hey! Gostas do Site? Então carrega no botão "Like"!

4 Comentários até agora... Deixe a sua opinião:

  1. Renato Pereira says:

    Meus caros,
    Antes de mais, desejo-vos muitos parabéns pelo excelente de trabalho do vosso site, quão é muito importante para o fim de poder criar o site. Embora de facto, este site para mim é confusão devido a tantas mensagens escritas que me fazem entender mal. Portanto, gostaria de pedir uma ajuda sobre o qual precisava de criar apenas um site pessoal a público, mesmo que possam explicar-me detalhes em resumo. O que é preciso fazer tudo por ordem sucessiva de da execução, podem ajudar-me, desde já muito agradecido.
    Sinceros cumprimentos
    Renato Pereira

    • Criar Sites says:

      Renato: Para criar um site deve fazer o seguinte:
      1. Escolher e registar um domínio
      2. Escolher o servidor de alojamento
      3. Construir o site e inserir os conteúdos.
      Veja o artigo Como Criar um Site para um passo a passo.

  2. Meus caros,
    Obrigado pela resposta.
    Ainda não fiz, mas vou fazer um novo site, mas pergunto se é preciso pagar alguma coisa?
    Renato

  3. Ric says:

    Bom artigo!